O discípulo se aproximou do mestre e falou:

 

— Durante anos busquei a iluminação, sinto que estou perto.

 

Quero saber qual o próximo passo.

 

O Mestre calmamente perguntou:

 

— E como você se sustenta?

 

— Ainda não aprendi a me sustentar; meu pai e minha mãe me ajudam.

 

Entretanto, isso são apenas detalhes. Me diga qual o próximo passo para iluminação.

 

— O próximo passo, falou o Mestre, é olhar o sol por meio minuto.

 

O discípulo obedeceu. Quando acabou, o mestre pediu que ele descrevesse o campo à sua volta.

 

— Não consigo vê-lo, o brilho do sol ofuscou meus olhos – respondeu o discípulo.

 

Então, o Mestre sabiamente comentou:

 

— Um homem que apenas busca a luz e deixa suas responsabilidades para os outros, termina sem encontrar a iluminação.., um homem que mantém os olhos fixo no sol termina cego.

 

 

 

 

