O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte – Friedrich Nietzsche

 

Escolhi essa frase de Nietzsche para falar sobre a morte.

O que será isso que tanto nos assusta?

E por que tememos a única coisa que temos certeza em nossa vida?

Não sabemos se vamos casar, ter filhos, fazer uma faculdade, ser bons profissionais, ser felizes… Mas sabemos desde sempre, que iremos morrer, essa é nossa única certeza…

Talvez tememos pois não podemos controlar… Estamos na fila, só não sabemos qual nossa localização.. Será que somos o próximo? Ou ainda estamos mais para o final?

Mas de certa forma, como diria Martin Heidegger, é a morte que nos dá um sentido para a vida. Se não soubéssemos que iríamos morrer um dia, talvez adiássemos infinitamente tantas coisas a fazer e aprender…

Por isso prefiro pensar que a morte ocorre todos os dias… Tenho o dia de hoje, amanhã eu não sei…

E passamos mesmo por muitas mortes: cada perda ou fracasso pode representar a morte de algo, algo que gostamos ou que acreditamos. Mas essas mortes diárias nos proporcionam o renascimento também. Sofremos com a dor, mas aprendemos algumas lições no caminho, e geralmente ficamos mais fortes depois de enfrentar grandes sofrimentos, isso só depende de nós…

Eu não sei a minha ordem na fila, mas não quero ficar de braços cruzados esperando a morte chegar… Quero enfrentar todas as mortes que podem ocorrer no caminho e renascer mais forte para a vida! A cada minuto que tenho a dádiva de estar nesse mundo, quero amar, aprender, ensinar, trabalhar e aproveitar o máximo esse intervalo entre o nascer e o morrer… Buscar o sentido de viver a cada dia melhor do que vivi ontem, até o momento em que minha vez chegar. E nesse momento, posso não ter a certeza se continuarei vivendo em outra dimensão (creio que é mais uma convicção), mas terei a certeza que fiz o máximo que pude e vivi da melhor forma que encontrei…

Não quero deixar nada para outra vida, quero viver AGORA, pois ESSA é a vida que tenho, o que vier depois será bônus… J

 

Boa VIDA a todos!!

