O @estadao publicou uma matéria muito interessante a respeito de um controlador de tráfego aéreo de São Paulo que evitou uma tragédia com um avião da Gol, divulgando inclusive o diálogo travado entre o piloto e o controlador.

Leia a história aqui e ouça o diálogo aqui .

São dois homens, um voando no meio das nuvens, sem referência visual, sem saber altura, velocidade ou direção.

Outro numa sala diante de uma tela de radar onde o avião era apenas um ponto piscando na tela.

Nas mãos dos dois 105 vidas. Mas os diálogos não demonstram toda a dramaticidade do momento. O que eles mostram são dois profissionais que estavam diante de um problema e que sabiam que tinham que resolve-lo da melhor forma possível.

É bem provável que até aquele momento o dia estava sendo rotineiramente igual a tantos outros quando do nada o problema caiu no colo dos dois.

E isso pode acontecer com você. Claro que você não terá um avião em suas mãos, mas sim a sua vida que estava seguindo normalzinha e de repente fica de cabeça para baixo. São aquelas emergências que surgem na nossa vida.

Até por conta dessa possibilidade vale a pena você se inspirar no exemplo dos dois heróis e guardar as seguintes lições:

1 – Mantenha a calma. 

Se apavorar, se desesperar, não irá resolver o problema, pelo contrário. Mantenha a calma e analise a situação cuidadosamente.

2 – Peça ajuda.

Não adianta você ficar olhando para os instrumentos que não estão funcionando. Peça ajuda. Alguém de fora terá mais condições que você de analisar o problema e até ver aquilo que você não está vendo.

3 – Confie em você mesmo. 

Você manejou bem a tua vida até agora. Você tem prática e conhecimento suficientes para continuar com ela em pleno voo.

Mas, mais que isso, confie em Deus, em sua sabedoria plena, em sua justiça perfeita e no seu amor infinito. Isso te dará a segurança de saber que você irá passar por aquilo que for necessário passar e que, principalmente, isso será muito bom para você, independentemente de como tudo terminar.

Anúncios